Skip links

Sindrome do Ninho Vazio

Como lidar com a síndrome do ninho vazio?

Você está sofrendo com a saída dos seus filhos de casa?

No set de terapia, muitos pais relatam que sentem-se muito sozinhos depois que os filhos saíram de casa e não precisam mais ajudar nos deveres domésticos ou se preocuparem em buscarem os filhos em algum evento. Quando os pais têm grande parte do seu dia dedicada ao cuidado dos filhos, esse vazio precisa ser preenchido.

Veja três maneiras que podem ser utilizadas nesse contexto:


  1. Busque novos interesses

É preciso encontrar novos interesses.
Quais atividades te dão mais prazer? O que você gostaria de ter feito, mas acabou deixando em segundo plano? Você precisa encontrar algo que seja do seu interesse e que dê prazer e significado à sua vida.

  1. Reaqueça o seu relacionamento

Muitos casamentos terminam quando os filhos crescem e saem de casa.
Mas nem sempre essa história tem que terminar assim. Se os filhos saíram de casa, aproveite a oportunidade para reacender o romance e melhorar o seu casamento. Seja o que for, busque uma atividade prazerosa que permita que vocês sintam prazer em compartilharem uma experiência

3. Conte com o apoio do seu cônjuge/companheiro(a)

Nem sempre os pais reagem da mesma maneira ao se verem novamente sozinhos em casa. Muitas vezes, um cônjuge está muito ocupado com a sua rotina de trabalho e pode não perceber que o parceiro está passando pela síndrome do ninho vazio.
Se você está vivendo essa dor, chame o seu companheiro para uma conversa e conte a ele como está se sentindo. Deixe-o saber que você precisa de suporte emocional e precisa de companhia durante esse período.

A rotina precisa ser reajustada quando os filhos saem do ninho. Oferecer apoio ao parceiro e reinvestir no seu relacionamento por meio de atividades compartilhadas pode ajudar nessa transição.

Se esta dor persiste, busque um atendimento psicológico. Isto fará você se sentir melhor.

Deixar um comentário

× Como posso te ajudar?