Saiba analisar se tem crencas cristalizadas

Saiba como analisar se você tem Crenças Cristalizadas.

As chamadas “crenças cristalizadas” são formadas desde a infância, se solidificam e se fortalecem ao longo da vida. São ideias enraizadas, capazes de moldar a maneira de ser e agir das pessoas. Exemplos:

“Eu sou insuficiente”

“Eu sou incapaz”

“Eu não consigo fazer isso de maneira alguma”

“Eu sempre fui assim, não consigo mudar”

 

Dentro do set de terapia, a abordagem Cognitivo Comportamental permite utilizar técnicas para mudar a visão distorcida do cliente para que ele consiga ter uma percepção mais funcional.

As crenças cristalizadas utilizam nossos pensamentos automáticos de maneira como se fossem verdadeiros. Uma pergunta importante para identificar e começar a ter autoconsciência acerca desse processo é se questionar: “se esse pensamento é, de fato, verdadeiro, o que isso diz sobre mim?”

Assim, é possível realizar uma reflexão acerca dos próprios pensamentos, sentimentos, atitudes e crenças.

Exemplo:- Pensamento Automático: Eu sinto que ele não gosta de mim. Sentimento: me sinto triste, desapontado. Reação/atitudes: não olho mais para ele, comecei a evitá-lo. Crença: Eu não sou bom o bastante, estou destinado a ficar só.

Durante o acompanhamento no set de terapia, a ideia central é trabalhar esses questionamentos para que assim seja possível a validação das crenças. Assim, será possível revê-las, com base em fatos e circunstâncias que serão capazes de auxiliar na verificação da maneira como você está se sentindo.

Por fim, mas não menos importante: as crenças referem-se sempre a outras pessoas, ao mundo e sobre o futuro.
#psycology, #brunetepsi, #brunetecombr, #crencascristalizadas, #pensamentosautomaticos, #sentimentos, #crencas, #reacoes, #comportamentos

Posts relacionados:

Expectativas vs. Realidade: pressão social por felicidade, a frustração por metas não atingidas

Roda de Balanço e Autoavaliação

Relacionamentos e Apego

Dicas de Produtividade “Anti-Padrão”

Dezembro Vermelho: combate e prevenção ao HIV/AIDS e outras ISTs