Para entender porque gratidão é importante e como pode transformar o cotidiano vamos começar pelo básico: afinal, o que é gratidão?
A melhor maneira de compreender um conceito é aplicá-lo na prática. Portanto, imagine :
Você executa um trabalho e, em troca, espera sua remuneração. Mas, no dia do pagamento, seu chefe o chama para uma conversa. Você pode até imaginar o pior. Para seu espanto, o que recebe é uma enxurrada de palavras que enaltecem seu desempenho e uma simpática cesta de iguarias. Seu chefe é grato pela sua produtividade. E você, é grato por receber mais do que esperava. Uma questão extra: como fica sua vontade para o trabalho, a partir desse ato? Pense nisso!
Você planeja um passeio. Torce para que não chova! Quando o dia chega, lá está ele, em todo seu esplendor: o sol! É sorte, é graça, é causa de gratidão.
A chave é saber ver. Considerar a experiência de vida como uma demonstração de que muitas coisas podem ser diferentes de nossas expectativas.
Quando nos frustramos, ninguém precisa nos ensinar o baixo astral. Ele é automático. E, sabemos, várias pequenas situações cotidianas podem nos encher de frustrações. Pense em todas as razões de suas lamentações e reclamações. Muitas delas, têm origem em miudezas, bobagens, imprevistos praticamente insignificantes.
Agora, experimente exercitar o outro lado. Observe, nessas mesmas ocasiões, quando algo positivo acontece.
Cultive a gratidão, permita-se vivenciar segundos de prazer ao encontrar a vaga perfeita, ao receber a mensagem de um amigo distante, ao cumprir uma meta, ao assistir a um bom filme.
Não é difícil, nem artificial. É hábito.
Vantagens na qualidade de vida daqueles que desenvolveram a gratidão como um hábito, destacam:
*fortalecimento do sistema imunológico;
*redução da depressão e do estresse;
*maior entusiasmo, energia, otimismo e felicidade;
*superior qualidade de sono;
*despertar mais agradável e com maior disposição;
*diminuição da pressão arterial;
*vida social mais ativa e prazerosa;
*menor apego a emoções tóxicas, como rancores, ressentimentos, desilusões, medo e inveja;
*menos queixas de dores e mal-estares;
*redução significativa nas sensações de isolamento, inadequação e solidão.
É gratificante ser inundada por pessoas gratas em vez de vozes que reclamam o tempo todo. Parece um milagre, um mundo paralelo. Exercitar a gratidão é uma filosofia diária, com acesso livre para qualquer pessoa. Agradecer é celebrar a vida. Ser grato é principalmente uma escolha consciente de ver o copo meio cheio em vez de meio vazio. Os dois olhares estão corretos. Qual você quer? Sua colheita dependerá da sua escolha.
A gratidão ajuda as pessoas a sentir emoções mais positivas, saborear boas experiências, melhorar sua saúde, lidar com as adversidades e construir relacionamentos fortes.
O contentamento costuma se externar, interferindo na forma como conduzimos nossas relações e atitudes. Nos tornamos mais agradáveis, extrovertidos e abertos a novas oportunidades.
A gratidão é uma peça fundamental para a felicidade. Sigam este pensamento:
Algo de bom nos ocorre.
Percebemos, reconhecemos e ficamos agradecidos pela boa sorte.
O cérebro responde, com a elevação da dopamina.
A sensação de prazer nos inunda. Deixa nosso semblante, nossa vontade e disposição mais vívidos e otimistas.
Quem — ou que — nos encontra com tal ânimo, de certa forma, retribui, alimentando esse saudável estado de espírito.
Se VOCÊ quer ter a oportunidade de VIVER esta sensação de forma cada vez mais frequente. COMECE hoje!
AGRADEÇA!!!