A síndrome de Burnout é a doença do excesso. Cansaço físico e mental excessivo, sentimentos de derrota, de incompetência e dores de cabeça frequentes são apenas alguns dos sintomas da Síndrome de Burnout.
Se você sente cansaço físico e mental excessivo são indicativos de que você sofre com a Síndrome de Burnout
O termo Burnout para descrever a doença não é tão recente assim. O psicanalista Herbert J. Freudenberger criou o termo há mais de 50 anos.
Mas ela só foi reconhecida como doença no ano de 2009, pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
O que é a Síndrome de Burnout?
A síndrome de Burnout é uma doença ligada ao trabalho. Ela pode ser explicada de uma maneira muito simples: trata-se de um estado de esgotamento total do indivíduo.
Uma maneira de entender isso é usar a explicação do filósofo sul coreano, Byung-Chul Han que descreve a síndrome com um superaquecimento.
Da mesma maneira que uma máquina ao trabalhar demais gera um superaquecimento e falha, o nosso corpo ao trabalhar com uma intensidade nos leva a exaustão.
Causas do Burnout
As longas jornadas de trabalho, a busca contínua pela produtividade e o alto grau de cobrança são causas comuns da síndrome de Burnout.
Essas longas jornadas geram uma sobrecarga em nosso corpo e quando não conseguimos mais lidar com isso os sintomas surgem.
Qualquer excesso no trabalho pode desencadear a síndrome, mas os principais são:
- Trabalho excessivo, sem ter horários de entrada e saída definidos para trabalhar;
- Abuso de gerentes e superiores;
- Pressão e cobranças por resultados;
- Trabalhar em um emprego que não gosta ou que não tenha clareza dos objetivos para realização das tarefas.
Como tratar a Síndrome de Burnout?
O tratamento deve ser feito com um psicoterapeuta, pois é necessário ter certeza de que se trata da Síndrome Burnout.
Não é raro que esta doença seja confundida ou acompanhada de outras como depressão e estresse. Este é mais um motivo para ter um profissional qualificado para realização do tratamento.
As sessões de terapia serão acompanhadas por um profissional, o qual também incentivará o paciente a mudar alguns hábitos e sua rotina.
Em alguns é necessário que o paciente seja afastado do trabalho. A legislação brasileira permite o afastamento de até 12 meses sem perda do emprego.
A Síndrome de Burnout é uma doença que compromete o trabalho do indivíduo e afeta sua qualidade de vida. Se há suspeita de esgotamento físico ou mental, busque hoje mesmo ajuda profissional.
Quanto antes começar o tratamento, melhor.