Skip links

Culpa e Remorso

As cenas em que a mulher devora um pote de sorvete após terminar o namoro ou em que o homem entra em um bar e sai de lá carregado depois de levar um fora não estão à toa nos roteiros de cinema. Geralmente, os personagens se sentem culpados e buscam meios de fuga para aliviar o sentimento. A culpa é vista como um arrependimento por uma atitude tomada.
O sentimento de culpa é a não aceitação dos defeitos, erros e falta de importância que tem cada indivíduo. “A pessoa não quer ir à academia, se sente mal por isso, mas é a culpa que a coloca como importante e perfeita demais para não poder deixar de ter vontade de fazer exercícios naquele dia.
O sentimento de culpa torna a pessoa prisioneira de uma ideia fixa. “Ela deixa de ser quem é para se tornar o crítico desta pessoa
A motivação pode ser concreta ou imaginária. Os problemas surgem quando o remorso é guardado. A culpa é a única causa de doenças mentais de origem emocional, de acordo com o Psiquiatra Paulo Sérgio Guedes. “Trata-se de uma dívida impagável”, define. As consequências de guardar o sentimento vão desde tratar mal os outros, viver encontrando culpados para tudo, reclamar sempre; como depressão, alcoolismo, vício em drogas e isolamento.
O sentimento de remorso pode ser visto como algo mais amplo que a culpa, pois não apenas é identificado a autoria do ato como percebe-se a necessidade de penitência.

Vejo algo de positivo no remorso pois indica que o ato foi pensado, refletido e chegou-se a uma conclusão: houve danos à uma ou mais pessoas, ou seja, demonstra certa consciência e desejo de não repetir o ato em situações futuras. Mas ainda assim há quem não consiga lidar com o remorso e necessita de apoio emocional e psicológico para conseguir entender melhor a si mesmo, a situação de forma geral e os sentimentos das outras pessoas envolvidas.

Creio que um dos fatores que podem piorar a situação poderia ser a tendência a remoer. Não expandir os pensamentos, fixar-se no mesmo tópico pode não ajudar a obtenção de uma visão completa do ocorrido. Um psicólogo pode ajudar neste momento. Algumas pessoas podem desejar ajuda para identificar formas de reparação, algumas podem precisar da ajuda psicológica com a finalidade de preparar-se para ter forças e meios tanto de reparar o ocorrido como aprender como lidar com situações parecidas no futuro.
Trabalhar com a linha psicológica TCC – Terapia Cognitivo Comportamental sobre estes aspectos me permite poder auxiliar as pessoas em suas vulnerabilidades. Podemos agendar uma consulta para falarmos sobre estas e outras questões.

Deixar um comentário

× Como posso te ajudar?