Quem tem um ou mais animais de estimação, sem importar espécie ou raça, consegue entender a alegria que eles trazem para a nossa vida e para o nosso dia a dia, que pode, muitas vezes, ser conturbado ou estressante.
De acordo com os dados da Pesquisa Nacional de Saúde, feita pelo IBGE, mais de 44,3% dos lares brasileiros têm a presença de ao menos um cachorro, o que já deixa claro o quanto gostamos de ter um animal conosco.
O amor que um pai ou uma mãe de pet sente é indescritível. Cachorro, gato, papagaio, hamster, peixe… qualquer animal consegue ter uma conexão única com o dono e trazer paz para uma casa
Assim como ter um animalzinho é extremamente benéfico para nós, humanos, perder o companheiro de vida também faz mal na mesma intensidade. O sentimento de vazio é muito grande e a morte de um animal de estimação pode até causar depressão.
Posso falar como psicóloga que perder seu bicho de estimação pode se igualar à dor de perder um familiar próximo, o luto pode durar dias, meses e até mais do que isto dependendo da relação vivida com o animal.
As pessoas ao redor devem respeitar e levar a sério quem está de luto por um pet. Ainda que essas pessoas não tenham tido o contato e a relação que o dono tinha com o animal, é preciso ser empático e se colocar no lugar dele nesses momentos.
Curtir
Comentar
Compartilhar