Skip links

Conhece alguém Pistantrofóbico?

Se você já passou por algum trauma ou decepção muito grande com alguém na vida, sabe que, em muitos casos, é difícil perdoar. O processo de aceitação e perdão leva tempo, é natural! Mas acontece que algumas pessoas, depois de passarem por grandes decepções, seja na vida amorosa ou pessoal, acabam desenvolvendo uma fobia chamada de Pistantrofobia.
Apesar do nome difícil, a Pistantrofobia é caracterizada pelo medo irracional de confiar nas pessoas, fruto de experiências negativas e traumas do passado. Quando uma pessoa desenvolve a pistantrofobia, ela se sente extremamente desconfiada ao manter relacionamentos interpessoais e passa a pensar que todas as pessoas poderão, em algum momento, causar algum tipo de decepção.
O medo exagerado de confiar nas pessoas evita novos relacionamentos sérios e provoca problemas de convivência até mesmo no ambiente familiar. O paciente pistantrofóbico precisa de tratamento psicológico para superar os traumas do passado e conseguir tocar a vida.
Normalmente, as dificuldades para confiar nos outros partem de uma desconfiança de si mesmo. O que acontece é que elas não confiam nada em sua capacidade para acertar. Por outro lado, não é que as pessoas sem pistantrofobia saibam que essa intuição pode errar, mas não lhes causa pânico o fato de que possam errar e, portanto, confiam em seu critério.
Construir um vínculo afetivo com outra pessoa nesse contexto se torna uma tarefa muito difícil, algo semelhante a tentar escalar uma montanha muito alta quando temos vertigem.
A confiança não volta da noite para o dia, nem a confiança em si mesmo, nem aquela que depositamos nos outros. Por isso, é importante buscar ajuda para superar a pistantrofobia.
Se conhecer alguém que tem esta fobia ou passa por situações similares sugira procurar um psicólogo, para poder ajudar a recuperar situações que os feriu emocionalmente. Atacando a causa e com isto conseguindo resolver o que gerou esta Fobia.
Gostou? Compartilhe!

Deixar um comentário

× Como posso te ajudar?